Agência Panafricana de Notícias

Vários Chefes de Estados na investidura de Presidente da África do Sul

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - Dignitários vindos de 47 países são esperados na investidura, este sábado, de Jacob Zuma como Presidente reeleito da África do Sul, no edifício Union Building de Pretoria, a capital Sul-africana.

Entre estes dignitários, figuram os Presidentes Yayi Boni do Benin, Ian Khama do Botswana, Blaise Compaore do Burkina Faso, Pierre Nkurunziza do Burundi, Paul Biya dos Camarões, Uhuru Kenyatta do Quénia, Goodluck Jonathan da Nigéria e Robert Mugabe do Zimbabwe.

Sete antigos chefes de Estado e de Governo, nomeadamente Sam Nujoma da Namíbia, Kenneth Kaunda da Zâmbia e Atiku Abubalar da Nigéria, estarão igualmente presentes na cerimónia.

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, e Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também presenciarão o evento.

Zuma vai prestar juramento para um segundo mandato no anfiteatro Nelson Mandela diante duma audiência mundial de vários milhões de telespetadores.

O ministro sul-africano das Relações Internacionais e Cooperação, Maite Nkoana-Mashabane declarou que os países presentes na investidura vão celebrar igualmente, com a África do Sul, os 20 anos de liberdade e de democracia no país.

-0- PANA CU/VAO/MTA/IS/IBA/MAR/DD 24maio2014