Agência Panafricana de Notícias

Várias pessoas raptadas por rebeldes no sul do Senegal

Ziguinchor, Senegal (PANA) – Vários aldeões foram raptados antes de serem libertos durante um ataque ocorrido perto da localidade de Goudomp, a cerca de 50 quilómetros no leste de Ziguinchor, no sul do Senegal, por homens armados supostamente pertencentes ao Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), que reivindica a independência desta região, soube a PANA terça-feira de fontes concordantes.

Segundo estas fontes, os assaltantes roubaram igualmente as vítimas dos seus haveres pessoais, incluindo motorizadas, telefones móveis e bicicletas antes de se retirarem para a fronteira bissau-guineense, levando consigo uma dezena de reféns segunda-feira.

Estas mesmas fontes indicaram que o Exército senegalês, que tem uma base na zona, interveio rapidamente para levar a cabo uma operação de segurança da zona.

Os militares, que tentaram perseguir os assaltantes, teriam trocado violentos tiros com estes últimos durante várias horas antes de a calma voltar à zona.

Na noite do mesmo dia, os aldeões raptados foram libertos e regressaram às suas aldeias respetivas.

Esta parte da região meridional do Senegal conhece um aumento de violência há vários meses, com um recrudescimento dos ataques armados contra as populações civis.

-0- PANA MAD/JSG/MAR/IZ 20dez2011