Vacinação anticovid-19 arranca no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - As primeiras vacinações contra a covid-19 começam, a 29 de março corrente, no Benin, de acordo com uma decisão do Conselho de Ministros.
Na sua última reunião, o Conselho aprovou um plano nacional de implantação e vacinação apresentado pelo ministro da Saúde que prevê o lançamento da campanha nacional de vacinação segunda-feira, 29 de março de 2021.
Os alvos prioritários são os agentes da saúde, as pessoas com comorbidades (diabetes, tensão arterial, asma, doenças cardíacas, drepanocitose) e pessoas com mais de 60 anos de idade, indica um comunicado oficial a que a PANA teve acesso quinta-feira.
Os centros de vacinação selecionados para o efeito serão comunicados pelo ministro da Saúde, diz o comunicado, indicando que a vacina continua a ser a única forma de conter a propagação da pandemia da covid-19 que causa enormes prejuízos em todo o mundo.
Graças à iniciativa da Covax, à cooperação chinesa e aos esforços de mobilização de recursos internos, o Benin conseguiu garantir a disponibilidade de vacinas, especialmente das empresas AstraZeneca e Sinovac.
O Benin recebeu, no dia 10 de março, 144 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford por meio da iniciativa COVAX e, no domingo, outras 203 mil doses da vacina SINOVAC.
Até 17 de março, recorde-se, o Benin registou, no total, 6.818 casos confirmados da covid-19, 90 mortes, 6.018 curas e 710 pacientes em tratamento.
-0- PANA IT/IS/MAR/IZ 26março2021