Agência Panafricana de Notícias

Utentes de cartões eletrónicos aumentam 50% em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O número de utilizadores de cartões de pagamento eletrónico "Dobra24" em São Tomé e Príncipe cresceu cerca de 50 porcento nos últimos 12 meses, passando dos 10 mil e 500 registados em 2012 para 15 mil em 2013, segundo a Spaut, agência reguladora de caixas automáticos.

Num relatório distribuído à imprensa na capital santomense, a agência considera que este crescimento reflete o aumento da confiança dos clientes nos serviços prestados através dos caixas automáticos.

O relatório indica que o volume de compras mensais efetuadas com o cartão Dobra24 foi superior a 60 mil euros, sendo de esperar que estas transações disparem exponencialmente para 80 mil euros nesta quadra festiva.

Segundo a SPaut, a aderência ao cartão Dobra24 aumentou após a entrada da Internet de alta velocidade no arquipélago, que permitiu atingir, em 2013, a cifra de 15 mil clientes dos serviços de caixas automáticos, que disponibilizam cerca de 100 euros por dia para cada cartão.

Por outro lado, prossegue, o aumento do número de cartões Dobra24 é igualmente acompanhado por um aumento no volume de transações efectuadas pelos utentes através dos caixas automáticos (ATM) e terminais de venda (POS), situando-se acima dos mil euros.

São Tomé e Príncipe dispõe atualmente de mais de 50 terminais de permitem o pagamento de despesas com o cartão eletrónico.

-0- PANA RMG/IZ 01jan2014