Brazzaville, Congo (PANA) - O prefeito da Região de Ponta Negra, no sul do país, Alexandre Honoré Paka, realçou, terça-feira última, a segurança do uso de mosquiteiros tratadas com insecticida.
Falando no lançamento de uma campanha de distribuição gratuita de mosquiteiros tratados com inseticida de longa duração, Paka frisou que o mesmo ajudará a reduzir em 22 por cento casos de malária em áreas endémicas no país.
Acrescentou que esta campanha é um encontro combinado com uma reunião de advocacia e de mobilização social sobre a campanha de luta contra a malária.
Segundo a diretora regional de saúde em Ponta Negra, Aubierge Victoire Kimpamboudi Matondo, a doença representa 18 por cento das causas de morte no seio da população em geral e 28 por cento entre as crianças menores dos cinco anos de idade.
Para ela, esta doença continua a ser a principal causa de consulta e de hospitalização em muitos hospitais desta cidade litoral, pelo que uma das formas eficazes de controlar este flagelo é a utilização de mosquiteiros impregnados.
De acordo com o relatório da OMS, a malária causou 584 milhões de mortes em todo o mundo, 90 por cento das quais na África Subsariana e 78 por cento entre crianças menores dos cinco anos.
-0- PANA MB/TBM/CJB/DD 9out2019