Uniāo Africana constrói novo complexo laboratorial para vacinas veterinárias
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Centro Pan-africano de Vacinas Veterinárias da União Africana (Au-PANVAC, sigla em inglês) terá um novo complexo laboratorial, anunciou a comissária africana para a Agricultura, Economia Azul, desenvolvimento Rural e Ambiente Sustentável, Josefa Correia
A comissária da União Africana (UA) fez este anúncio quarta-feira última em Addis Abeba, a capital etíope, no lançamento da primeira pedra deste complexo laboratorial.
Pelo menos 56.000.000 dólares americanos são o montante disponibilizado pela Agência de Redução de Ameaças da Defesa dos Estados Unidos (DTRA, sigla em inglês) para a construção desta infraestrutura "de classe mundial", segundo a diplomata angolana ao serviço do pan-africanismo.
Afirmou que todas as atividades serão devidamente implementadas de acordo com as melhores práticas em matéria de biossegurança, e que estará adequada às normas internacionais.
“Hoje é, portanto, um dia especial na história do AU-PANVAC, pois estamos a avançar com o lançamento do novo complexo laboratorial, que irá aumentar a capacidade do centro para apoiar o controlo das doenças animais”, sublinhou Josefa Sacko.
Indicou no entanto que as atuais instalações não permitem ao AU-PANVAC cumprir adequadamente o seu mandato devido ao aumento constante da procura de serviços por parte dos Estados membros, nomeadamente o controlo de qualidade dos lotes de vacinas, o apoio técnico, a formação e o número do conjunto de diagnósticos a produzir.
Na sua ótica, a produção pecuária em África enfrenta muitos desafios devido ao imperativo de estas doenças que afetam animais também serem uma ameaça à saúde pública, aos meios de subsistência e à segurança alimentar em África.
“No contexto africano, a vacinação é a escolha mais adequada para o controlo e a erradicação das doenças animais. É, por isso, muito importante que as vacinas administradas aos animais para o controlo das doenças sejam de elevada qualidade”, defendeu a comissária.
O AU-PANVAC é um gabinete técnico especializado sob a alçada do Departamento de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável (DARBE) da Comissão da União Africana sediado na Etiópia, ao abrigo do acordo de sede assinado a 8 de julho de 2003 entre o Governo da República Federal Democrática da Etiópia e a UA, durante uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UA realizada em Maputo, em Moçambique.
O seu mandato é produzir e distribuir reagentes biológicos essenciais para a vigilância e o diagnóstico de doenças animais, assegurar a preparação e resposta de emergência a eventuais surtos de peste bovina e outras doenças animais em África, prestar também formação regular aos Estados-membros e transferir novas tecnologias de produção de vacinas.
-0- PANA JF/DD 21fevereiro2024