Lomé, Togo (PANA) - A Universidade de Lomé (UL), no Togo, e a da Sorbonne, em França, acabam de assinaram um acordo de parceria científica para uma melhor prestação de serviços de saúde pública com base na formação e pesquisas, soube a PANA de fontes oficiais em Lomé.
De acordo com o acordo assinado, não última semana, por Dodzi Komla Kokoroko, presidente da UL, e Jean Chambaz, representante da Universidade de Sorbonne, "tratar-se-á de fazer a promoção do desenvolvimento de atividades comuns de ensino, de formação e pesquisa, em saúde pública e doenças infeciosas."
Assim sendo, através desta parceria, a Universidade de Sorbonne apoiará a UL no reforço do ensino, da formação e pesquisa.
O acordo incidirá, sobretudo, no acompanhamento da UL para criar um laboratório moderno de biologia celular e molecular.
Também reforçará a saúde pública através do desenvolvimento de conhecimentos e de competências inter-relacionais entre a saúde humana, a animal, a vegetal e a dos ecossistemas.
A Universidade de Lomé, criada em 1970, quer mobilizar seus recursos com vista a uma melhor prestação em saúde pública, à luz dos desafios relacionados com a pandemia do coronavírus que revelou insuficiências nas pesquisas no continente, indica-se.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/DIM/DD 19maio2021