Agência Panafricana de Notícias

Unidade territorial da Líbia inegociável, segundo líderes costumeiros

Tripoli, Líbia (PANA) - A unidade territorial da Líbia "é inegociável", estando o país unido pelas suas componentes culturais e sociais e pela sua capital, Tripoli", sublinha um comunicado conjunto de deputados, conselheiros e chefes costumeiros líbios.

Na nota divulgada quinta-feira no termo de um fórum nacional de dois dias organizado em Misrata, os subscritores aludem aos desejos exprimidos recentemente pelos apoiantes do federalismo no leste do país e aos conflitos tribais e comunitários registados no país e favorecidos pelo clima de anarquia criado pelas milícias armadas.

"Não existe alternativa à legalidade instaurada, fora de mecanismos democráticos aprovados pelo povo líbio", afirma o comunicado, exprimindo a rejeição de "qualquer tentativa de açambarcamento de recursos do país com objetivos políticos, regionais ou tribais".

O comunicado apela ao Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) a concluir rapidamente os fundamentos da declaração constitucional para "abafar os desígnios inconfessos de algumas pessoas incontroladas".

Condena igualmente os assassinatos e atentados contra vidas humanas e bens, apelando para que o Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) e o Governo provisório "tomem as medidas necessárias para se pôr cobro à situação e deter os autores, identificando os comanditários".

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/IZ 07nov2013