Cotonou, Benin (PANA) – A União Progressista (UP), o maior partido do Benin em termos de eleitos, apela ao Presidente beninense, Patrice Talon, para se candidatar a um segundo mandato, soube a PANA de fonte segura.
O apelo foi feito, sábado último, durante a sessão extraordinária do gabinete político em Abomey-Calavi.
Durante esta sessão alargada aos edis e deputados do partido, os eleitos da União Progressita, provenientes de todas as províncias e autarquias do Benin, decidiram escolher o atual Presidente como candidato às próximas eleições presidenciais.
Esta escolha foi aprovada pelo gabinete político que se encarregará de designar o candidato da UP à Vice-Presidência da República.
Relativamente ao patrocínio, uma moção lida no fim dos trabalhos exorta os eleitos da União Progressista, designadamente edis e deputados, a patrocinarem qualquer candidato de um partido que tenha uma existência legal.
Sexta-feira última, o Presidente beninense, Patrice Talon, anunciou a sua candidatura a um segundo mandato no fim de uma digressão de prestação de contasm que lhe conduziu às 77 autarquias do país, lembra-se.
Empossado como Presidente da República pela primeira vez, a 6 de abril de 2016, para um mandato de cinco anos renovável uma vez, nada impede Patrice Talon de se candidatar apesar de ele ter declarado na altura, urbi et orbi, que faria apenas um mandato único.
-0- PANA IT/IS/FK/DD 17jan2021