Agência Panafricana de Notícias

União Europeia saúda cooperação construtiva com Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A União Europeia (UE) congratula-se com a cooperação construtiva com o Sudão na sequência do empossamento da nova Comissão Europeia em Bruxelas, na Bélgica, indica um comunicado da referida instituição publicado segunda-feira na capital belga.

« A política da União Europeia sobre o Sudão sempre apelou para a paz, a estabilidade, a democratização e o respeito dos direitos humanos », declarou nesta segunda-feira em Bruxelas o chefe da Delegação da União Europeia (UE) no Sudão, Tomas Ulicny citado na nota.

« Vamos continuar a trabalhar com as autoridades sudanesas e as partes interessadas para a realização destes objetivos políticos. O diálogo entre a União Europeia e o Sudão foi reforçado nos últimos dias e regozijamo-nos com os progressos suplementares na política, no desenvolvimento e na cooperação humanitária”, acrescentou.

O embaixador Ulicny declarou que a nova Comissão Europeia reúne um grupo talentoso de novos líderes europeus e que apoia o Sudão e o seu povo na sua transição para uma democracia interna reformada a fim de viver em paz consigo mesmo e com os seus vizinhos.

O comunicado explicou que o processo nacional de diálogo iniciado representa atualmente a melhor oportunidade para realizar progressos para estes objetivos.

Segundo esta mesma fonte, as duas partes podem trabalhar no quadro da transição democrática, dos direitos humanos e das relações económicas, da paz regional e da estabilidade no Corno de África bem como dos desafios mundiais tais como a migração, o tráfico humano e a mudança climática.

A nova Comissão Europeia foi oficialmente empossada sábado, 1 de novembro de 2014 ao passo que o mandato deste órgão executivo da União Europeia, dirigido por Jean-Claude Juncker, expirará a 31 de outubro de 2019, indica-se.

-0- PANA MO/VAO/AKA/BEH/FK/DD 03nov2014