União Europeia regozija-se com "perspetivas positivas" no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A representante especial da União Europeia ( UE) para o Sahel, Emmanuella Del Re, regozijou-se quarta-feira com "perspetivas positivas" no Burkina Faso, segundo um comunicado da Presidência Burkinabe.
Re manifestou esta satisfação no final de uma audiência que lhe concedeu, em Ouagadougou, o Presidente burkinabe, o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, lê-se na nota.
“As perspetivas positivas” para o Burkina Faso é, segundo a representante da UE, o início de uma transição política de 36 meses, após o golpe de Estado de janeiro último que derrubou o então Presidente Roch Marc Christian Kaboré, que cumpria um segundo mandato de cinco anos à frente do Burkina Faso.
O encontro entre as duas personalidades versaram sobre problemáticas importantes para o Burkina Faso, singularmente desafios da legitimação do poder no país.
De acordo com o comunicado, Emmanuela Del Re, exprimiu ao seu interlocutor a vontade da União Europeia de sempre estar ao lado do povo burkinabe.
Ela saudou igualmente o compromisso das novas autoridades burkinabes de encontrarem soluções para os problemas maiores do país.
“Eu estou feliz por constatar que existem perspetivas positivas para o país e que há a vontade das novas autoridades de responderem aos desafios do país”, defendeu Emmanuela Del Re, afirmando que "o Burkina Faso vive um período histórico e fundamental.”
O tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, que derrubou o regime de Roch Marc Christian Kaboré a 24 de janeiro último, acaba de ser empossado Presidente da Transição por 36 meses.
Ele deve nomear um primeiro-ministro civil que, por sua vez, vai formar um Governo de 25 membros, no máximo.
O tenente-coronel Damiba não poderá candidatar-se às eleições presidenciais que porão termo ao período da transição.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/FK/DD 03março2022