União Europeia reforça sistema de saúde do Gabão
Libreville, Gabão (PANA) – A União Europeia concederá 81 mil milhões de francos CFA, ou seja 123 milhões e 500 mil euros, para apoiar o sistema de saúde do Gabão, anunciou a UE no seu site oficial.
O Gabão é igualmente beneficiário dum programa global de "Reforço dos Sistemas de Saúde para a Parceria de Cobertura de Saúde Universal”, para o período 2019-2022, lê-se no mesmo site.
Segundo a fonte, esta ajuda basear-se-á numa abordagem da saúde baseada nos direitos, em apoio nomeadamente aos serviços públicos competentes na conceção das políticas de saúde numa base equitativa para todos os cidadãos.
Por este programa, a UE contribui, entre outros, para reforçar os sistemas de saúde com vista a garantir capacidades duradouras de redução dos riscos, de supervisão e gestão dos riscos sanitários.
Face ao Covid-19 (coronavírus), e segundo o Plano de Preparação e Resposta, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), avaliado em 675 milhões de dólares americanos e que cobrindo os meses de fevereiro e abril de 2020, a UE prometeu cerca de 178 biliões e 700 milhões de francos CFA, ou seja 272 milhões e 500 mil euros, para lutar contra o Covid-19, dos quais 74 mil milhões e 700 milhões de francos CFA, ou seja 114 milhões de euros, a ser disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este apoio, que visa dar uma resposta mundial ao Covid-19, vai incluir, nomeadamente, um reforço das capacidades de emergência sanitária duradoura.
Trata-se de fazer com que medidas sejam tomadas para ajudar imediatamente os países a detetarem, diagnosticarem e prevenirem rapidamente a propagação do vírus, e que as atividades proporcionem capacidades nacionais duradouras para prevenirem epidemias.
A UE apoiará as medidas a ser tomadas aos níveis nacional, regional e mundial para conter o vírus, e reforçar os sistemas de saúde, sublinha o comunicado.
-0- PANA LAW/JSG/SOC/MAR/DD 24março2020