Agência Panafricana de Notícias

União Europeia propõe diálogo sobre migração na África do Norte

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Comissão Europeia vai propor a abertura dum diálogo sobre “as migrações, a mobilidade e a segurança”, com os países da África do Norte, nomeadamente a Tunísia, o Egito e Marrocos, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido à imprensa em Bruxelas, a Comissão Europeia precisa que este diálogo abrangerá a organização duma migração legal para algumas categorias de pessoas originárias destes países, via mecanismos de facilitação de visto, e em troca da gestão firme por estes países dos fluxos de emigrantes ilegais, nomeadamente através de acordos de readmissão.

Segundo a nota, o objetivo deste diálogo será apoiar e encorajar as reformas em curso, oferecendo aos cidadãos destes países, a possibilidade duma mobilidade acrescida para os Estados-membros, e concentrando-se nas principais causas.

A Comissão Europeia pretende oferecer perspetivas de migração legal de trabalho aos cidadãos destes países em função das necessidades identificadas nos mercados europeus do trabalho.

Assim, os Estados-membros interessados poderão fixar as quotas para os cidadãos dos países terceiros que virão ocupar empregos desocupados, indica o comunicado.

Eles poderão igualmente fazer coincidir as suas necessidades de mão-de-obra e a sua busca de qualificação profisional específicas com os serviços competentes destes países terceiros e fazer vir para a Europa, por meio nomeadamente de vistos de entradas múltiplas, investigadores, estudantes ou empresários, conclui o documento.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 25maio2011