União Europeia promete mobilizar-se para encontrar solução pacífica para Líbia
Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) promete ao Governo de União Nacional na Líbia intensificar esforços a fim de encontra uma solução pacífica para o conflito na Líbia.
A promessa foi feita quarta-feira última, em Bruxelas, pelo presidente da Comissão Europeia e pelo alto representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum , Charles Michel e Josep Borrel, respetivamente, quando recebiam o presidente do Governo líbio de União Nacional, Fayez Al Sarraj.
Do seu lado, Fayez Al Sarraj afirmou o seu apoio a uma solução política para o conflito no seu país.
Entretanto, em Roma, na Itália, o marechal Khalifa Haftar, autoproclamado comandante-em-chefe do Exército Nacional líbio, que leva a cabo, presentemente, uma ofensiva contra Trípoli, cidade capital líbia, foi recebido pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que lhe advertiu dos riscos duma desestabilização de toda a região.
Apelou-lhe para abandonar a opção militar.
Por outro lado, uma reunião entre Al-Sarraj e Giuseppe Conte foi anulada pois o primeiro anulou o seu deslocamento a Roma.
A chegada iminente das tropas turcas à Líbia esteve no centro da reunião, quarta-feira na cidade do Cairo, entre diplomatas do Egito, da França, da Itália, da Grécia e de Chipre.
Estes últimos enviaram uma mensagem à Turquia pedindo-lhe para respeitar a legislação internacional relativa à partilha das águas territoriais no Mediterrâneo, em zonas ricas em gás, reivindicadas pelo Egito, por Chipre e pela Grécia.
Também pediram à Turquia para respeitar as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Líbia.
-0- PANA AK/JSG/FK/DD 9jan2020