Agência Panafricana de Notícias

União Europeia financia projetos de desminagem no leste de Angola

Luena, Angola (PANA) - A União Europeia (EU) concedeu um milhão de euros a Organizações Não Governamentais (ONG) ligadas a operações de desminagem para limpeza de campos de minas na província de Moxico (leste de Angola), soube-se quarta-feira de fonte oficial no local.

A informação foi dada à imprensa por Fátima Hulka, representante da Ajuda das Igrejas Dinamarquesas (DCA), uma das ONG beneficiárias deste fundo, durante uma cerimónia de apresentação do programa de desminagem dos bairros Alto Campo e Tchilanda, nos
arredores da cidade de Luena, a capital de Moxico.

A DCA colaborará, no quadro deste programa de desminagem, com o Grupo Consultor de Minas (MAG), da Grã Bretanha, disse.

A chefe de operações e coordenação do programa da DCA acrescentou que a meta é colocar Angola fora da lista dos países com uma prevalência ascendente de minas.

Revelou que, apesar das constantes palestras e da sensibilização das comunidades onde elas operam, ainda existem pessoas que desconhecem os métodos de prevenção e os perigos que as minas causam.

Por seu turno, o soba da povoação do Luzi, Ernesto Cassumbi, louvou a iniciativa da União Europeia, desejando que os trabalhos de desminagem sejam intensificados para facilitar a atividade agrícola nesta região de Angola.

No total, prevê-se a desminagem de 200 hectares a ser efetuada por 52 efetivos das respetivas ONG, entre os quais sapadores, supervisores e médicos.

-0- PANA DD/DD 26out2011