União Europeia financia novo projeto agrícola no Mali
Bamako, Mali (PANA) - A União Europeia (UE) vai financiar um novo projeto agrícola, no Mali, a ser implementado pelo Instituto Internacional de Investigação de Culturas para os Trópicos Semiáridos (ICRISAT) e pelo Instituto de Economia Rural (IER), até 2,6 biliões de francos CFA, apurou a PANA em Bamako
O projeto em causa será implementado nas províncias de Sikasso (sul), Koulikoro (nordeste), Kayes (oeste) e Ségou (centro).
Intitulado "Melhorar a produtividade das culturas e a resiliência climática para a segurança alimentar no Mali (APSAN-Mali), o projeto irá aumentar a produtividade agrícola de amendoim, feijão e milho.
Vai também ajudar a melhorar a resiliência dos pequenos agricultores às alterações climáticas e à vulnerabilidade económica, e reforçar de forma sustentável a equipa de investigação na seleção dessas culturas no Mali.
O projeto de quatro anos abrangerá 10 mil beneficiários diretos e 30 mil indiretos através do uso de tecnologias e sistemas de produções agrícolas comprovadas.
O seu objetivo principal é melhorar a segurança alimentar e nutricional num país onde a subnutrição afeta cerca de seis porcento da população, de acordo com as estatísticas.
O setor agrícola no Mali está confrontado com uma baixa de produtividade devido a fatores bióticos e abióticos, aos efeitos adversos das alterações climáticas e a certos aspetos socioeconómicos que afetam a segurança alimentar e nutricional duma população cada vez mais crescente.
-0- PANA GT/DIM/IZ 22fev2020