Agência Panafricana de Notícias

União Europeia exige cessar-fogo imediato no Sudão do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia está extremamente preocupada com a degradação da situação no Sudão do Sul e pede às partes em conflito que cessem imediatamente as hostilidades para instaurar um cessar-fogo, declarou um alto responsável da organização comunitária.

"É urgente parar os combates no Sudão do Sul", afirmou terça-feira, durante um briefing em Bruxelas, o diretor do Departamento África do Serviço Europeu para Ação Exterior (SEAE), Nicholas Westcott, acrescentando que "não queremos 20 anos de conflito no Sudão do Sul".

Segundo ele, a União Europeia está disposta a contribuir no controlo de um eventual cessar-fogo imediato.

Um comunicado da UE indica que, dos cerca de 10 milhões de habitantes do Sudão do Sul, três milhões e 100 mil precisam de assistência humanitária urgente, e 400 mil tornar-se-ão deslocados antes do final de março próximo.

Para o ano 2013, a UE concedeu uma ajuda humanitária de 170 milhões de euros ao Governo sul-sudanês, enquanto a ajuda ao desenvolvimento ascendeu aos 270 milhões de euros para 2011 a 2013, mas cujo desembolso tarda a efetivar-se devido à instabilidade política do país.

-0- PANA AK/TBM/CJB/IZ 08jan2014