União Europeia estuda disposições transitórias no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - Uma delegação de alto nível da União Europeia, chefiada por Jean-Christophe Belliard, secretário-geral adjunto do Serviço de Acão Externa da União Europeia, conclui esta sexta-feira, em Cartum, a uma visita oficial de dois dias consagrada ao acompanhamento do período de transição, no Sudão.
A delegação da UE, que chegou à capital sudanesa quarta-feira, inclui o diretor-geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Koen Doens, e o representante especial da UE para o Corno de África, Alexander Rondos.
Durante esta visita, a delegação prosseguiu os debates com o Governo sudanês e as forças políticas e civis do Sudão sobre a forma como a UE poderá apoiar o Governo sudanês e a sociedade civil durante este período de mudança, nota o comunicado da UE.
A delegação encontrou-se com o primeiro-ministro Hamdouk e vários ministros do Governo de transição, membros do Conselho de Soberania, das Forças para a Liberdade e a Mudança, das agências das Nações Unidas e organizações internacionais que executam projetos da UE no Sudão, segundo o comunicado.
"Trata-se da segunda visita de alto nível ao Sudão num mês. O principal objetivo destas visitas é familiarizar-se com os esforços do Governo sudanês para alcançar a paz, a estabilidade e o relançamento económico durante o período de transição e analisar a melhor forma de a UE apoiar as suas prioridades", afirmou Robert van den Dool, embaixador da UE, em Cartum.
Explicou que o segundo objetivo da visita é desenvolver uma visão comum com o Governo sudanês sobre o papel e o apoio da UE no próximo período.
"Uma visão clara, uma profunda compreensão e coordenação regional e internacional são necessárias para ajudar o Sudão no plano técnico, financeiro e político nesta fase delicada", enfatizou o embaixador.
-0- PANA MO/RA/AKA/TBM/DIM/IZ 01nov2019