Agência Panafricana de Notícias

União Europeia empresta ao Benin 450 milhões de euros para projetos sociais

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) concedeu ao Benin um crédito de 450 milhões de euros, a título de ajuda ao desenvolvimento para o período 2014-2020, indica um comunicado transmitido à imprensa em Bruxelas.

O anúncio da concessão deste fundo foi feito em Cotonou pelo comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Plebags, quando foi recebido pelo Presidente beninense, Yayi Boni.

Segundo o comissário europeu, que se encontra desde quinta-feira última em Cotonou para uma visita de dois dias, estes fundos destinam-se a apoiar o setor da governação bem como os da energia e da agricultura.

Os mesmos financiarão igualmente um projeto de apoio ao setor da água visando aumentar de forma significativa o acesso à água potável e melhorar a higiene nas zonas rurais.

Permitirão ainda ao Benin alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em matéria de abastecimento da água potável até 2015, sublinha, por outro lado, o comunicado.

O encontro permitiu aos dois interlocutores passarem em revista o estado da cooperação entre a UE e a República do Benin, de acordo com o comunicado.

Em companhia do Presidente Yayi Boni, o comissário europeu visitou sexta-feira as instalações do Porto de Cotonou, antes de manter uma sessão de trabalho na sede do Sistema das Trocas de Energia Elétrica na África Ocidental (EEEOA).

-0- PANA AK/IS/FK/DD 06set2014