Agência Panafricana de Notícias

União Europeia e Côte d'Ivoire revêem acordo de pesca

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um relatório da Comissão Europeia transmitido à PANA propõe a revisão do acordo de pesca entre a União Europeia (UE) e a Côte d'Ivoire, devido nomeadamente a uma subutilização da tonelagem de referência.

O documento de avaliação sublinha ainda necessidade de tornar o porto de Abidjan mais atrativo no plano técnico, para melhorar o acesso nomeadamente aos navios europeus.

O acordo de pesca atualmente vigente, que deve expirar em julho de 2013, autoriza os navios de pesca com pavilhões espanhóis, portugueses e franceses a operar nas águas territoriais ivoirienses.

As quotas de captura de peixes estão fixadas em sete mil toneladas anualmente, e a contrapartida financeira paga pela UE à Côte d'Ivoire em 595 mil euros.

Segundo o relatório, nos três últimos anos, os palagreiros de superfície não têm nenhuma possibilidade de pesca, enquanto os os navios de pesca puderam capturar três mil e 500 toneladas de peixes, ou metade da tonelagem de referência.

O relatório de avaliação sublinha contudo a necessidade de se rever a tonelagem de referência em capturas observadas nos últimos anos.

O documento indica igualmente que o acordo de pesca engendrou cerca de 420 empregos, nomeadamente nas fábricas de transformação en os serviços de abastecimento.

-0- PANA AK/TBM/MAR/IZ 08novembro2012