Cotonou, Benin (PANA) – A União Europeia (UE) e a Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD) disponibilizarão cerca de seis biliões e 900 milhões de francos CFA (mais de 60 milhões de dólares americanos) para o Projeto de Apoio ao Reforço dos Atores do Setor Privado (Parasep), soube a PANA em Cotonou, de fonte oficial.
Segundo esta fonte, próxima da Delegação Nacional da Instituição Europeia, o Parasep propõe promover o investimento privado, o crescimento e o emprego, intervindo em várias frentes.
Trata-se-á de melhorar o clima de negócios, facilitando o diálogo público-privada e reforçando as capacidades do setor privado beninense com formações de empreendedorismo, a facilitação da venda de produtos agrícolas, e a melhoria da qualidade e a competitividade de setores que suportam a economia beninense.
Os setores de ananás, da avicultura e da manteiga de Carité foram retidas com base em prioridades nacionais e preocupações sociais e ambientais.
No termo dos projetos, os que forem retidos depois dum concurso público beneficiarão dum montante de dois biliões e 400 milhões de francos CFA (mais de 22 milhões de dólares americanos).
Os mesmos empreendimentos são apoiados por operadores privados ou por interprofissionais destes setores.
-0- PANA IT/IS/SOC/MAR/DD 20nov2019