Agência Panafricana de Notícias

União Europeia disposta a ajudar Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Oumar Tatam Ly, foi recebido quarta-feira em Bruxelas pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que reafirmou o engajamento da União Europeia (UE) no Mali nos planos político, de segurança e humanitário, indica um comunicado do Conselho dos Estados-membros transmitido à imprensa no termo da reunião.

Segundo o comunicado, a reunião permitiu fazer o balanço do trabalho realizado pela UE a favor do Mali, nomeadamente sobre a segurança e as suas consequências regionais e internacionais.

Ele sublinhou que a UE apoiou "financeira e logisticamente o desdobramento da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISCA) sob liderança africana e depois enviou uma missão de formação militar (EUTM-Mali) que contribui para a reforma em profundidade das forças de segurança malianas".

Contudo, nota o comunicado, os esforços desdobrados para restaurar a estabilidade no Mali serão vãos se a ameaça se deslocar e outros países da região sahelo-sariana se tornarem as próximas vítimas da crise.

Neste comunicado, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, anuncia que vai visitar brevemente o Mali onde poderá evocar com o Presidente Ibrahima Boubacar Keita "a questão crucial do diálogo de paz nacional e do processo de reconciliação, bem como todas as dimensões das relações extremamente estreitas entre a UE e o Mali".

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/TON 05fevereiro2014