Agência Panafricana de Notícias

União Europeia disponível para ajudar Líbia a realizar eleições em data prevista

Trípoli Líbia (PANA) - A Missão Europeia está disponível para cooperar com o Alto Comissariado Nacional Eleitoral da Líbia (HCEN, sigla em francês) para garantir o sucesso das eleições gerais agendadas para 24 de dezembro de 2021, anunciou quinta-feira o chefe da Delegação da União Europeia na Líbia, José Antonio Sabadell..

Durante uma reunião com o presidente da HCEN, Imad al-Sayeh, Sabadell indicou que os esforços desdobrados durante o período de registo eleitoral "ajudam a facilitar a realização das eleições na data marcada", garantindo o apoio da UE quanto ao cumprimento do prazo.

Citado por um comunicado de imprensa divulgado pela Comissão Europeia, al-Sayeh expôs "os últimos desenvolvimentos relacionados com as próximas eleições, de acordo com dados prevalecentes e o nível de preparação da HCEN, em particular depois do período do registo de eleitores, bem como os preparativos para o próximo período."

O encontro entre Al-Sayeh e Sabadell  enquadram-se no apoio da comunidade internacional ao processo eleitoral na Líbia, afirma o comunicado.

A 25 de agosto último, o número de eleitores líbios registados no estrangeiro era de 2.388, incluindo 1.769 homens e 582 mulheres, de acordo com estatísticas publicadas pela HCEN, segundo o mesmo documento.

O número de inscritos no país estima-se em 2.830.971 pessoas, informou a mesma fonte.

Segundo Al-Sayeh, a Alta Comissão concluiu todos os preparativos e aguarda por textos regulamentares e legislativos após o acordo de todas as partes sobre a sua candidatura, a fim de cumprirem os prazos eleitorais.

Vários partes líbias ainda não alcançaram um acordo sobre uma base constitucional que possa organizar as eleições, assinala-se no país.

-0- PANA AT/IN/JSG/SOC/MAR/DD 02setembro2021