Agência Panafricana de Notícias

União Europeia defende trabalho comum contra migração clandestina

Túnis, Tunísia (PANA) - A a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mongherini, defendeu a necessidade de um trabalho conjunto para impedir no futuro novos casos de afogamento de migrantes no Mediterrâneo.

Mngherini comentava terça-feira um comunicado divulgado pelo seu gabinete sobre a morte de 29 migrantes ao largo da ilha italiana de Lampedusa e instou a União Europeia a uma reação forte ao problema dos fluxos de migrantes nas costas sul dos países europeus.

Ela indicou ter colocado o assunto ligado à migração no programa de trabalho da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros, sublinhando a importância do trabalho para a luta contra o fenómeno do comércio de seres humanos e para o reforço dos socorros dos migrantes em mar.

Mongherini insistiu particularmente na necessidade da partilha dos fardos ligados à proteção de requerente de asilo, precisando que a questão exige um comportamento responsável partilhado.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/IZ 11fev2015