Agência Panafricana de Notícias

União Europeia cria missão civil de apoio a forças de segurança no Mali

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu criar uma Missão Civil de Apoio às Forças de Segurança Interna do Mali, batizada EUCAP Sahel/Mali, paralelamente à Missão Militar de Assistência e Formação das Forças Armadas Malianas (EUTM-Mali), soube-se de fonte oficial.

A Missão Civil Europeia tem por mandato ajudar o Estado maliano "a garantir a ordem constitucional e democrática, instaurar as condições duma paz duradoura e manter a sua autoridade no território nacional maliano", indica um comunicado do Conselho dos Estados da UE transmitido à imprensa quinta-feira em Bruxelas.

A Missão Civil Europeia é encarregue de dispensar "conselhos estratégicos e formações" à intenção das três forças de segurança interna, designadamente a Polícia, a Gendarmaria e a Guarda Nacional, precisa o comunicado.

Dotada dum orçamento de 5,5 milhões de euros, EUCAP Sahel-Mali vai instalar a sua base em Bamako e o seu mandato inicial será de dois anos a partir do seu lançamento, o qual deve ser fundado num ato jurídico a ser adotado quando a capacidade operacional inicial for atingida.

A nova missão europeia no Mali será lançada ao mais tardar a 15 de janeiro de 2015, segundo o comunicado.

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/DD 18abril2014