Agência Panafricana de Notícias

União Europeia condena tentativas de exportação ilegal de petróleo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A União Europeia (UE) condenou segunda-feira a tentativa de algumas milícias armadas líbias que controlam os terminais petroleiros líbios de contratar com partes estrangeiras para vender ilegalmente o petróleo do país.

Num comunicado, o porta-voz da Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Michel Man, apelou para se evitar comprar o petróleo líbio fora do quadro oficial.

Os grupos armados que controlam os terminais petroleiros líbios não beneficiam de nenhum apoio internacional, acrescentou Man.

"A União Europeia exorta novamente todas as partes a tratar a situação criada pelo navio norte-coreano com responsabilidade", indica o comunicado.

Forças Armadas líbias apoiadas por ex-rebeldes apreenderam segunda-feira à noite um navio petroleiro norte-coreano que entrou nas águas territoriais líbias sem a autorização das autoridades.

Segundo a Agência Líbia de Notícias, citando uma fonte militar de alto nível, o petroleiro norte-coreano estava a ser conduzido do terminal de AL-Sedra, onde acostara, para o porto de Kasser Ahmed de Misrata, a cerca de 200 quilómetros no leste de Tripoli.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 11março2014