Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A União Europeia (UE) condenou firmemente "o ataque covarde » de um grupo armado, na localidade de Boukama, no norte do Burkina Faso, que causou quarta-feira a morte de 85 pessoas das quais 65 civis e 15 gendarmes.
"Mais do que nunca, o Estado burkinabe deve acelerar a redistribuição das suas forças de segurança e melhorar a sua coordenação para que este ciclo de violência possa terminar o mais depressa possível", disse a UE num comunicado emitido sexta-feira.
O comunicado de imprensa lembra que, há vários anos, que a União Europeia tem vindo a apoiar este processo e a mobilizar todos os seus instrumentos financeiros.
"Para além dos aspetos de segurança, a UE reitera igualmente o seu apelo para um renascimento civil e político no Burkina Faso, tal como decidido pelos cinco chefes de Estado dos países do Sahel (G5) na cimeira de N'Djamena, de 15 a 16 de fevereiro de 2021, indica a nota.
A União Europeia assegura que permanecerá mobilizada para um regresso à paz e estabilidade em todo o Sahel e conta com o envolvimento total dos Estados da região.
-0- PANA NTDD/JSG/DIM/IZ 22ago2021