Agência Panafricana de Notícias

União Europeia concede 485 mil euros à imprensa na Guiné-Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu cerca de 485 mil, ou seja, mais de quatro biliões e 250 milhões de francos Guineenses, destinados à imprensa na Guiné-Conakry, sublinha um comunicado do gabinte da Delegação da UE no país transmitido no fim de semana à PANA.

Este financiamento serve para mobilizar e reorientar parcialmente as atividades da imprensa no quadro da resposta à crise do Ébola, segundo o documento.

"Na sua luta contra este flagelo, a comunicação e mais ainda a informação denominada de proximidade, servida numa língua compreendida pelas populações constituem elementos chave do plano de resposta para erradicar esta epidemia", precisa o comunicado.

Estas atividades suplementares compreenderão essencialmente um apoio técnico à Radiodifusão Nacional, nomeadamente na Guiné Florestal, onde apareceu o primeiro caso da doença, bem como um apoio à formação especializada sobre as problemáticas das doenças emergentes.

As principais operadoras abrangidas pelo apoio concedido pela UE são a Fundação Hirondelle, Internews, Canal France International e a Escola Superior de Jornalismo de Lille (França).

Este reforço editorial em rádio, televisão, imprensa escrita e online, em termos académicos, vai priorizar a produção duma informação de proximidade e de qualidade, servindo de perto todas as populações visadas.

-0- PANA AC/IS/IBA/MAR/IZ 20fevereiro2015