Agência Panafricana de Notícias

União Europeia concede 240 milhões de euros à Etiópia para projetos sociais

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu conceder uma ajuda de 240 milhões de euros à Etiópia para o financiamento de projetos de melhoria do acesso das populações aos cuidados de saúde, à educação e a outros serviços, segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido quarta-feira à imprensa em Bruxelas.

Estes créditos servirão nomeadamente para reduzir sensivelmente o número das mães que morrem no parto. Entre as ações financiadas figuram o fornecimento de equipamentos e de materiais aos hospitais e centros de saúde bem como a formação do pessoal médico, lê-se na nota.

Graças à ajuda financeira da UE à Etiópia, assiste-se a uma nítida melhoria do acesso efetivo aos serviços básicos, indica um relatório que acompanha o comunicado.

Além disso, os programas financiados pela UE permitiram reduzir para um terço o número dae pessoas que vivem abaixo do limiar de pobreza, a taxa de escolarização primária passou de 68 para 85 porcento, e a proporção da população etíope com acesso à água potável passou em 52 porcento em 2006 para cerca de 80 porcento en 2001, de acordo com o mesmo documento.

Os novos créditos concedidos pela UE, lê-se no relatório, visam estender ainda mais o acesso a estes serviços melhorando a sua qualidade.

O comunicado revela que já que a Etiópia está confrontada com períodos de seca recorrentes, as ações financiadas pela UE permitirão reforçar as capacidades da população para resistir a estes choques.

-0- PANA AK/TBM/MAR/DD 29nov2013