Agência Panafricana de Notícias

União Europeia chocada com naufrágio de imigrantes ilegais ao largo da Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A comissária europeia para os Assuntos Internos, Cecilia Malmström, declarou a sua aflição pelo recente naufrágio ao largo da Líbia dum barco com emigrantes clandestinos, essencialmente somalís e eritreus dos quais 10 morreram afogados e 39 outros foram salvos pela Marinha Militar italiana.

Os sobreviventes foram salvos no quadro da operação “Mare Nostrum”, lançada pelo Governo da Itália para patrulhar o Mar Mediterrâneo, soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia transmitido terça-feira à imprensa em Bruxelas, Cecilia Malmström, depois de apresentar as condolências às famílias das vítimas, felicitou o Governo italiano pelos esforços envidados no Mediterrâneo para salvar centenas de migrantes clandestinos.

A responsável europeia vai encontrar-se, esta quarta-feira, em Bruxelas, com o ministro italiano do Interior, Angelino Stefano, a fim de adotar uma estratégia para lutar contra a emigração clandestina incluindo a instalação dum campo de acolhimento de refugiados fora da Europa.

Malmström lançou um apelo aos Estados-membros para aumentar a sua assistência financeira e material para fazer face ao aumento da imigração ilegal no Mediterrâneo.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 27ago2014