Agência Panafricana de Notícias

União Europeia baseia relações com Argélia em reformas constitucional e de governação

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União europeia (UE) vai basear-se na revisão constitucional de 2016 e na reforma do sistema de governação política na Argélia, em particular, nos domínios da justiça e da democracia participativa nas suas relações com este país.

Esta informação foi dada pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini, quando apresentava quinta-feira um relatório sobre o estado de avanço das relações com Argélia em previsão da próxima reunião do Conselho de Associação UE-Argélia, prevista para 14 de maio corrente em Bruxelas.

"Estamos a construir uma relação de confiança no tocante á segurança, com vista à estabilidade regional e à luta contra o terrorismo para o bem das nossas populações", declarou Mogherini na ocasião.

Por sua vez, o comissário europeu encarregue da Política de Vizinhança, Johannes Hahn, indicou que a UE está disposta a continuar a apoiar as reformas, nomeadamente a atinente à diversificação da economia argelina.

Os trabalhos desta sessão do Conselho de Associação UE-Argélia permitirão afirmar a vontade das duas partes de aprofundarem a cooperação em todos os domínios da sua parceria, refere-se em Bruxelas.

-0- PANA AK/IS/MAR/DD 04maio2018