Agência Panafricana de Notícias

União Europeia aumenta financiamentos para apoiar deslocados no Norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - A União Europeia (UE) dispobibilizará 20 milhões de euros no âmbito da sua ajuda humanitária, em resposta à crise que conhece o Mali, anunciou recentemente em Bamako a Comissária Europeia encarregue da Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Reação às Crises, Kristalina Georgieve.

Falando no termo duma recente visita, na semana passada, à capital maliana, Georgieva disse que, uma vez aprovados pelas autoridades competentes da UE, estes fundos suplementares elevarão a 101 milhões de euros a ajuda humanitária dada pela sua instituição ao Mali em 2012.

Ela disse pretender utilizar esta nova soma para intensificar o esforço de socorros em todo país, particularmente no norte do Mali, e nos países vizinhos, onde dezenas de milhares de Malianos encontraram refúgio desde a ocupação, em março último, do norte do país por grupos islamitas armados.

Os fundos europeus são utilizados para fornecer géneros alimentícios e água potável, construir instalações sanitárias e abrigos para os mais vulneráveis, nomeadamente mulheres, crianças e pessoas idosas, de acordo com a responsável europeia.

Eles servirão igualmente, acrescentou, para lhes proporcionar cuidados médicos e garantir a sua proteção.

Durante a sua estada em Bamako, a Comissária Europeia deslocou-se a centros de acolhimento de pessoas deslocadas antes de ser recebida em audiência pelo Presidente maliano, Dioncounda Traoré.

-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 10dez2012