União Europeia assiste deslocados de Diffa no Níger
Niamey, Níger (PANA) - A União Europeia (UE) concedeu 200 mil euros adicionais (131,2 milhões de francos CFA) para assistir os novos deslocados da região de Diffa, no sudeste do Níger, onde mais de 24 mil e 300 pessoas abandonaram as suas casas, desde fevereiro, devido à retomada de combates.
De acordo com um comunicado, a instituição europeia considera "dramática" a situação em Diffa, em que os novos deslocados internos se juntam aos mais de 250 mil refugiados nigerianos, deslocados internos e repatriados acolhidos "por esta região muito frágil e já saturada para satisfazer estas necessidades imensas".
"É essencial que ajudemos estas pessoas que perderam tudo", declarou Christos Stylianides, comissário europeu responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises.
A nota da UE refere este novo financiamento ajudará a construir abrigos de emergência para alguns dos recém-deslocados, melhorando sua proteção, assistência que será prestada pela Cruz Vermelha do Luxemburgo, um dos parceiros humanitários da UE na região.
Os meses de fevereiro e março de 2019 foram marcados por um recrudescimento dos ataques de grupos armados não estatais e dos confrontos entre estes e as Forças de Defesa e Segurança, na região de Diffa (extremo leste do país).
O ataque simultâneo aos sítios de Mainmari e N'guaguam, durante a noite de 22-23 de março de 2019, criou um movimento de pânico e uma deslocação maciça de populações para sítios considerados mais seguros, na cidade de Diffa, em Kindjandi, Awaridi e Gorodi, em particular.
A UE é um dos principais contribuintes para a ajuda de emergência ao Níger.
-0- PANA SA/TBM/CJB/IZ 17maio2019