União Europeia apoia luta contra terrorismo no Mali
Bamako, Mali (PANA) – A União Europeia (UE) vai oferecer ao Mali veículos blindados, esperados nos próximos dias, em Bamako, para permitir às Forças Armadas Malianas (FAMA) fazer face aos desafios dos Engenhos Explosivos Improvisados (EEI), anunciou quinta-feira o embaixador da UE em Bamako, Bart Ouvry.
Durante uma reunião com a imprensa local, Bart Ouvry abordou a situação de segurança no Mali e lembrou as conquistas da cooperação entre o Mali e a UE, iniciada em 1958.
Face a esta "guerra assimétrica terrorista" imposta ao Mali, o diplomata garantiu o apoio da UE cujos interesses no Mali consistem em estabilizar o país e lutar contra o terrorismo.
No domínio da segurança, a UE desdobra, desde 2013, através da EUCAP (Missão de Apoio às Capacidades de Segurança Interna Malianas), cerca de 600 soldados para a formação e o aconselhamento das FAMA, indicou Ouvry.
Acrescentou que, desde janeiro de 2015, uma missão civil EUCAP Sahel Mali opera em benefício das Forças de Segurança Interna (Polícia, Gendarmaria e Guarda Nacional).
"Não estamos aqui para impor soluções aos Malianos. São os Malianos que, num diálogo político, entre iguais, que expõem as suas dificuldades, os seus desafios, nos pedem conselhos e apoios materiais para responder aos desafios do Mali”, afirmou Bart Ouvry.
Cada vez mais, vozes erguem-se no Mali para pôr em causa a presença das forças estrangeiras que ajudam este país da África Ocidental a lutar contra o terrorismo.
Várias centenas de soldados e civis malianos morreram em ataques terroristas de janeiro a novembro de 2019, devido às vezes a engenhos explosivos improvisados.
-0- PANA GT/IS/SOC/MAR/IZ 22nov2019