União Europeia apoia empresários do Oceano Índico
Ebène, ilhas Maurícias (PANA) - A União Europeia (UE) vai financiar um novo projeto designado "Empreendedorismo e Cooperação Comercial" em benefício dos empresários do Oceano Índico, soube-se na sede da Comissão do Oceano Índico (COI), em Ebène, nas ilhas Maurícias.
O acordo de financiamento foi assinado pelo secretário-geral da COI, Hamada Madi, e o embaixador da UE, Vincent Degert, durante o encerramento, sexta-feira, do 34º Conselho de Ministros da COI, realizado, em Beau Vallon, nas ilhas Seicheles.
Segundo a COI, este projecto, no valor de oito milhões de euros do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), visa promover o empreendedorismo na região, nomeadamente entre as mulheres, para facilitar os intercâmbios comerciais dentro da região e com a Europa e, em última análise, para melhorar a competitividade regional.
Entre os três vetores principais do projeto figura a criação de um Centro de Negócios europeu, que fará a ponte entre os operadores da região e da UE, facilitando assim as oportunidades de negócio, explica a COI.
O projeto inclui também a abertura de uma linha de crédito às PME, tendo como prioridade as mulheres e os jovens empresários, e o reforço das capacidades das mulheres e dos jovens empresários.
Para Hamada Madi, este novo projeto faz parte de uma tripla abordagem, designadamente o desenvolvimento económico e comercial, o empoderamento das mulheres e dos jovens e a promoção dos interesses das ilhas".
Como tal, contribuirá concretamente para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Por sua vez, o embaixador Vincent Degert considerou que "este novo projeto é um bom augúrio para uma nova cooperação económica entre o COI e a União Européia".
"Espero que ela seja frutífera com a colaboração de todos e que os empresários da região sairão mais eficientes dela com melhor desempenho e melhor equipados", sublinhou.
-0- PANA NA/DIM/IZ 08marçode 2020