Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) mobilizou quatro milhões de euros para a criação do Observatório Africano do Comércio, fruto da colaboração entre a Comissão Europeia, a Comissão da União Africana (UA) e o Centro do Comércio Internacional (CCI) para facilitar a instauração da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
O comissário europeu para a Cooperação Internacional, Neven Mimica, declarou terça-feira que "este órgão deve fornecer à União Africana, aos países africanos e ao setor privado, dados e estatísticas essenciais para o bom acompanhamento do comércio continental e para a elaboração das políticas baseadas em dados viáveis".
O Observatório vai recolher dados e analisar os fluxos de trocas transfronteiriças em África, suprindo assim a ausência de informações e de estatísticas viáveis e atualizadas "para permitir aos decisores políticos e aos operadores económicos identificar as vantagens promissoras".
Estes créditos foram mobilizados a título da nova "Aliança África-Europa para investimentos e empregos duradouros", visando aprofundar as relações económicas e comerciais entre África e Europa, e "a longo prazo estabelecer uma zona de comércio livre no continente".
A ZCLCA, uma das prioridades da Agenda 2063 da UA, visa reforçar as trocas intra-africanas para as fazer passar dos atuais 13 porcento para 25 porcento ou mais, durante a década.
-0-PANA AK/JSG/MAR/IZ 19fev2019