União Europeia apoia consolidação da paz no Benin
Cotonou, Benim (PANA) - A União Europeia (UE) desembolsará cerca de 3,93 biliões de francos CFA (seis milhões de euros), para financiar o programa "Consolidação da Paz no Benin através da Prevenção do Extremismo Violento", soube-se quarta-feira, em Cotonou, da delegação beninense da instituição.
O programa responde à crescente preocupação das autoridades nacionais com a deterioração da situação de segurança no Sahel, e visa prevenir o extremismo violento e combater as suas causas.
Concebido para operar em três zonas do Benin particularmente ameaçadas, tais como Nikki-Pèrè, Malanville-Segbana (nordeste) e Djougou-Bassila (noroeste), o programa centrar-se-á em especial no apoio aos espaços de diálogo multilateral sobre a prevenção da radicalização conducente ao extremismo violento.
Vai igualmente apoiar as ações destinadas a promover uma cultura de diálogo, de educação para a cidadania e de prevenção do extremismo violento para as populações vulneráveis levadas a cabo pela sociedade, com especial incidência nas rádios comunitárias e apoio a iniciativas viradas para a integração económica e social das populações vulneráveis, em particular os jovens.
A execução das atividades está a cargo das organizações da sociedade civil, da Agência Beninense de Gestão Integrada das Fronteiras (ABeGIEF) e da Casa da Sociedade Civil.
Através deste projeto, a União Europeia pretende reforçar o seu apoio às autoridades beninesas em matéria de segurança, refere a mesma nota.
-0- PANA IT/BEH/DIM/IZ 14nov2019