Cartum, Sudão (PANA) – A União Europeia (UE) saudou o documento de declaração constitucional que as partes sudanesas concluíram recentemente, em Cartum, e prometeu que vai apoiar o Sudão na sua marcha para a paz e democracia.
Num comunicado transmitido à PANA, a UE sublinha que as partes sudanesas, depois do seu acordo sobre uma declaração política, no mês passado, harmonizaram domingo uma declaração constitucional que abre a via à formação de um Governo de transição.
"Esta proeza oferece uma ocasião única de instaurar uma verdadeira transição levada a cabo por civis e responder às aspirações do povo sudanês em matéria de paz e prosperidade”, indica o comunicado.
Sublinha que a UE congratula-se com a determinação e o sentido de responsabilidades das duas partes sudanesas bem como os esforços desdobrados pela mediação União Africana-Etiópia.
Finalmente, a UE diz esperar com impaciência a cerimónia de assinatura do documento final que deve decorrer, a 17 de agosto corrente.
"A UE está determinada a apoiar o Sudão na via da paz, da democracia e da prosperidade e vai trabalhar para este alvo com o Governo de transição dirigido por civis”, realça a nota.
-0- PANA MO/VAO/AKA/BEH/MAR/IZ 05agosto2019