Agência Panafricana de Notícias

União Europeia aloja vítimas de conflito na República Centroafricana

Cartum, Sudão (PANA) - A Comissão da União Europeia (UE) anunciou estar a encaminhar provisões de emergência à República Centroafricana (RCA) para fazer face às necessidades de alojamentos do número crescente de deslocados no país.

Numa declaração transmitida à PANA sábado em Cartum, capital sudanesa, a Comissão revelou que um avião Boeing 747 que transportava 20 coberturas plásticas vai deixar Nairobi, a capital queniana, com destino à capital centroafricana, Bangui.

"Devido ao conflito em curso no país, 600 mil pessoas foram deslocadas das quais mais de 370 mil na capital, Bangui. Eles perderam as suas casas e são todos tributários da ajuda imediata que se lhes pode prestar", indica a Comissão Europeia na declaração.

Segundo o comissário da UE para Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Reação às Crises, Kristalina Georgieva, a Comissão está a fazer o seu melhor com todos os meios à sua disposição para ajudar a aliviar os sofrimentos das vítimas fornecendo-lhes ajuda humanitária.

O comboio humanitário esperado em Bangui vai fornecer abrigos provisórios a mais de 100 mil pessoas deslocadas.

-0- PANA MO/SEG/BAD/AAS/SOC/MAR/IZ 29dez2013