Agência Panafricana de Notícias

União Europeia adverte Togo e Guiné de pesca ilícita

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Togo e a Guiné são os dois países africanos que figuram numa lista de oito países no mundo denunciados pela Comissão Europeia pelas medidas insuficientes tomadas na luta contra a pesca ilícita, não declarada e desregrada, soube-se de fonte oficial.

Durante uma conferência de imprensa realizada quinta-feira em Bruxelas, a comissária europeia para a Pesca, Maria Damanaki, indicou que se tratava por enquanto apenas duma advertência.

Segundo ela, neste estádio, a União Europeia (UE) não projeta sanções comerciais contra estes países devido a medidas tomadas para atenuar as insuficiências constatadas em matéria de acompanhamento, de controlo e de vigilância da pesca nas suas águas territoriais.

Numa nota de advertência enviada a estes países, a Comissão Europeia fixou «um prazo razoável » para tomar medidas visando remediar esta situação e propõe um plano de ações para cada país.

Se nenhuma melhoria for constatada, a UE poderá tomar sanções comerciais contra estes países, nomeadamente a proibição de exportar os seus peixes para o mercado europeu, advertiu Damanaki.

Segundo um relatório oficial, as atividades de pesca ilícita representam um valor total de cerca de 10 biliões de euros por ano, ou seja 19 porcento do valor total das capturas de peixes no mundo.

-0- PANA AK/JSG/IBA/FK/TON 16nov2012