Agência Panafricana de Notícias

União Africana traz Carta de Reconciliação Nacional aos líbios

Tripoli, Líbia (PANA) - O Comité de Alto Nível da União Africana sobre a Líbia dará às diferentes partes líbias em conflito “uma contribuição sob a forma de uma Carta de Reconciliação Nacional”, declarou segunda-feira em Tripoli o seu presidente, Denis Sassou Nguesso.

Durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Presidencial Líbio, Mohamed al-Manfi, Sassou Nguesso (chefe do Estado do Congo), informou que esta Carta de Reconciliação deverá ser assinada em meados de fevereiro de 2025 a Addis Abeba, na Etiópia. 

Indicou, nesta ocasião, que a sua instituição encetou discussões com todas as partes líbias e que participou nas negociations regionais e a reuniões internacionais para focar a reconciliação na Líbia.

“Pensamos que estamos numa boa via e que nos dirigimos para a  reconciliação nacional, necessária a fim de avançarmos para as eleições”, considerou.

Afirmou que os esforços envidados neste sentido serão bem-sucedidos.

Sassou Nguesso disse que, após se ter comunicado com todas as partes líbias, “viemos aqui e trouxemos a nossa contribuição do Comité de Alto Nível  para que os líbios possam assinar um pacto de reconciliação.”

Realçou que a União Africana (UA), à semelhança da sua antecessora Organização da Unidade Africana (OUA), sempre foi do lado da Líbia, devido ao embargo a que estava sujeita nos anos 1990 do último século.

Sublinhou que África está solidária e que se posiciona do lado da Líbia e que a União Africana formou um comité de alto nível  para que o povo líbio consiga alcançar a unidade e a estabilidade.

Saudou finalmente os progressos registados em Tripoli, dizendo ver que “o  Tripoli cresceu e vive de novo.”

Anunciou rumar terça-feira para Benghazi (leste) a fim de se encontrar com responsáveis locais para mobilizar o apoio ao projeto de reconciliação nacional e à Carta preparada pelo Comité da UA de Alto Nível sobre a íbia.

Por sua vez, o presidente do Conselho Presodencial Líbio, Mohamed al-Manfi, expressou o compromisso da sua instituição com todas estas diligências a fim de se avançar com o projeto de reconciliação nacional,

Também afirmou a cooperação da Líbia com os países vizinhos, considerando reconciliação como “um pilar fundamental da estabilidade no país.”

Disse ter discutido com com Denis Sassou Nguesso sobre meios de se avançar para a realização das eleições.

Frisou que uma reconciliação nacional global fornece bases apropriadas para a implementação de uma agenda sincera e transparente.

Saudou o papel do Presidente congolês através do Comité da União Africana de Alto Nível que está mobilizado para ajudar os líbios a alcançarem reconciliação e a paz na Líbia.

Sassou Nguesso encontra-se em Tripoli para uma visita oficial durante a qual se avistou com altos responsáveis deste país com os quais abordou nomeadamente meios para se avançar para a reconciliação nacional.

-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 10dez2024