Agência Panafricana de Notícias

União Africana solidariza-se com povo palestino

Paris, França (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, reiterou o apoio da UA ao povo palestino e condenou firmemente o uso desproporcional da força pelo Exército israelita durante a abertura, segunda-feira, da Embaixada americana em Jerusalem.

Num comunicado, Mahamat lembra que esta ocorrência aumentou a tensão nos territórios palestinos com confrontos entre os civis palestinos e o Exército israelista que fizeram pelo menos 55 mortos e mais de dois mil feridos.

"A relocalização da Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalem só pode agravar as tensões na região e complicar mais ainda a busca duma solução duradoura ao conflito israelo-palestino, como o ilustram os incidentes de hoje", sublinha Moussa Faki na sua nota transmitida à PANA, em Paris.

Moussa Faki apelou para esforços internacionais renovados e sinceros para encontrar uma solução justa e duradoura ao conflito baseada na existência de dois Estados, Israel e a Palestina, no quadro das declarações pertinentes das Nações Unidas.

-0- PANA BM/BEH/MAR/IZ 15maio2018