Agência Panafricana de Notícias

União Africana lança Fundo de Resposta à Covid-19

Nairobi, Quénia (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, lançou um apelo para doações com vista a financiar o Fundo para a Resposta Continental à Covid-19, criado a 26 de março de 2020.

Por ocasião do Dia de África celebrado segunda-feira, Mahamat disse que todos os Africanos, povos de descendência africana e  amigos de África são encorajados a “dar um pouco” para o fundo fixado numa meta de um milhão de dólares americanos por dia.

 A UA declarou, num comunicado divulgado domingo, que as contribuições podem ser feitas em qualquer moeda, que será automaticamente convertida em dólares americanos, a moeda original da conta do Fundo.

"É importante porque a pandemia ameaça fazer recuar os progressos socioeconómicos alcançados por África, nos últimos anos.

A pandemia revela-se mais severa em relação ao bem-estar das populações do continente, acrescentou a UA.

Igualmente, o Fundo destina-se a reforçar as capacidades dos Centros Africanos de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), para apoiar a resposta às emergências de saúde pública, no continente.

O Africa CDC foi criado para apoiar os esforços dos Estados-membros para preparar a resposta às ameaças de saúde pública, no continente.

A sua criação é motivada pelas duras lições tiradas da luta contra Ébola, na África Ocidental, em 2014.

A epidemia fez milhares de mortos e teve fortes repercussões no bem-estar  socioeconómico dos indivíduos e das comunidades.

Uma parte dos fundos servirá para reforçar as capacidades do Africa CDC para que desempenhe plenamente o seu papel, enquanto instituição de saúde pública continental como previsto nos seus estatutos.

O Fundo vai apoiar a compra da distribuição de materiais e fornecimentos médicos essenciais contra o coronavírus  e vai mobilizar uma resposta rápida por parte dos seus Estados-membros.

A UA nota a existência de uma competição severa nos mercados mundiais para o abastecimento de materiais de resposta.

O Fundo é gerido por um conselho de 10 eminentes personalidades africanas.

Segundo a UA, os membros do Conselho representam cada uma das regiões da União Africana (Central, Oriental, do Norte, Austral e Ocidental).

A Comissária da UA para os Assuntos Sociais, Amira Elfadil, representa a Comissão.

Até esta terça-feira, 26 de maio, África somava perto de 116 mil casos de infeção de covid-19,  3.500 mortes e 46 mil pessoas curadas.

-0- PANA DJ/MA/NFB/IS/MAR/IZ 26maio2020