União Africana felicita etíopes pela dedicação à paz e reconciliação
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, felicitou esta quinta-feira os etíopes pela sua dedicação à paz e reconciliação, soube a PANA de fonte oficial.
Falando póo ocasião do primeiro aniversário do Acordo de Paz Duradoira assinado entre o Governo etíope e a Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF,, sigla em inglês), Faki considerou "imperativo" para os etíopes construírem e manterem coletivamente a paz na região do norte de Tigray, na Etiópia no seu todo e, por extenso, em toda região do Corno de África.
Saudou o Governo etíope, dirigido pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed, e a hierarquia da TPLF pelo sacrifício, compromisso inabalável e vontade política mútua expressa de fazer calar definitivamente as armas em Tigray "graças à implementação regular, oportuna e contínua do Acordo de Pretória (África), facilitado pela UA (União Africana)".
Num comunicado, a CUA indica que, "no espírito das soluções africanas para problemas africanos, o presidente (Faki) reconhece o papel exemplar e as contribuições das partes envolvidas africanas para o Acordo de Paz, em particular o Conselho de Segurança e Paz da UA, que aprovou o Acordo de Paz a 9 de novembro de 2022".
Um grupo de alto nível composto por três membros, designadamente os ex-Presidentes nigeriano, Olusegun Obasanjo, queniano, Uhuru Kenyatta, e a ex-Vice-Presidente sul-africana, Pumzile Mlambo-Ngcuka, bem como o Governo sul-africano que acolheram com sucesso as negociações de paz levadas a cabo pela UA a fim de porem fim ao conflito etíope.
Saudou o desempenho vital da equipa de peritos africanos mobilizados no quadro da Missão de Verificação e Conformidade (MVCM) da UA na região de Tigray, lançada a 29 de dezembro de 2022 em Mekelle, a capital da região em conflito.
O presidente da CUA expressou igualmente a sua gratidão aos parceiros como o Banco Africano de Desenvolvimento, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD, sigla em inglês), as Nações Unidas, os Estados Unidos de América, a União Europeia, entre outros, pelo "apoio concreto" ao processo de paz etíope movido pela UA.
-0- PANA AR/MA/NFB/IS/DD 02novembro2023