Agência Panafricana de Notícias

União Africana determinada a fazer reinar ordem no Mali

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) está determinada a fazer reinar a ordem no Mali, assegurou segunda-feira o presidente da sua Comissão, Jean Ping, diante da quinta reunião conjunta dos ministros das Finanças, Economia e Planeamento da organização pan-africana aberta em Addis Abeba, a capital etíope.

"O que se passa atualmente no Mali não é nem bom para Mali nem para o continente, podemos assegurar-vos, vamos recolocar as coisas em ordem", declarou Ping na abertura da reunião anual organizada pela Comissão da UA (CUA) e pela Comunidade Económica para África (CEA).

Uma junta militar tomou quinta-feira o poder no Mali, criticando o regime do Presidente Amadou Toumani Touré pela sua gestão da rebelião tuaregue que sevicia desde o mês de janeiro no norte do país.

Reagindo a este golpe de força, a UA suspendeu o Mali da organização composta por 54 membros e ameaçou "passar ao nível superior e aplicar sanções como o congelamento dos ativos e a interdição de viajar aos autores do golpe de Estado".

-0- PANA IT/JSG/MAR/TON 26março2012