Agência Panafricana de Notícias

União Africana defende governo de unidade para Sudão do Sul

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) advoga a formação de um governo de unidade ‎para o Sudão do Sul, declarou, quarta-feira em Addis Abeba Simbarashe Mumbengegwi, presidente do Conselho Executivo desta instituição pan-africana encarregue de tomar decisões para serem examinadas na Assembleia dos Chefes de Estado africanos.

O também ministro zimbabweano dos Negócios Estrangeiros fez este apelo no início de uma reunião ministerial para elaborar um programa para ‎dirigentes africanos que aconteceu esta semana em Addis Abeba.

Acrescentou que o Sudão do Sul fez progressos encorajadores em 2015, mas que precisa ainda de implementar na íntegra o acordo de paz.

‎"Exortamos os nossos irmãos e irmãs neste país a fazerem pressão para a execução de tal acordo", declarou Mumbengegwi aos seus colegas durante a reunião do Conselho Executivo. Eles devem evoluir ‎para a plena atualização da Visão 2016, um plano que indica o caminho a seguir para o restabelecimento da normalidade"‎, acrescentou.
‎‎
Riek Machar, atual rival do Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e seu ex-Vice-Presidente, declarou, após o fiasco na criação do Governo como exigido pelo tratado, que um novo prazo "se impõe" reiterando não contornar as regras para responder às ‎exigências do Presidente sul-sudanês para vários Estados.

A seu ver, aceitar os novos Estados significa aceitar a violação do tratado de paz a partir do início do processo de paz.

Dirigentes sul-sudaneses estão em conflito sobre a criação de 28 novos Estados, criação com o qual a oposição representada por Riek Machar, não concorda.

‎-0- PANA AO/SEG/MTA/TBM/DD 27jan2016 ‎