Agência Panafricana de Notícias

União Africana afirma seu compromisso com vacinas

Luanda, Angola (PANA) - África está comprometida com a causa (vacinas), declarou o Presidente angolano e Presidente em exercício da União Africana (UA), João Lourenço.

Discursando quarta-feira última, em Bruxelas (Bélgica), na Cimeira da Aliança Global de Vacinas (Gavi, sigla em inglês), o chefe do Estado angolano disse, como mensagem reservada para o momento, que “África não é apenas beneficiária.”

“África está pronta para ser coautora da nova era da imunização global. Queremos mais equidade, mais voz, mais autonomia. A pandemia de covid-19 expôs a dolorosa dependência do continente em relação às cadeias externas de produção de vacinas”, lamentou o estadista angolano.

A seu ver, não se pode deixar perpetuar esta situação.

Disse apoiar a iniciativa da GAVI para o fortalecimento da produção regional africana de vacinas, no quadro da iniciativa Acelerador da Produção da Vacina Africana (ADMA, sigla em inglês)”.

“Ao olharmos para o futuro da vacinação global, acreditamos que a Gavi pode, também, desempenhar um papel estratégico no apoio à introdução de novas vacinas”, referiu, “especialmente” contra doenças que continuam a afetar desproporcionalmente os países africanos e populações mais vulneráveis a nível global, como a tuberculose, a malária e a dengue.

“A inovação deve caminhar lado a lado com a equidade. África está pronta para ser parceira ativa na investigação e na implementação dessas soluções de próxima geração”, sustentou.

-o- PANA JA/DD 26junho2025