Um novo óbito de coronavírus na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné-Conakry contabilizou um novo óbito ligado ao coronavírus, elevando para 108 o número total de pacientes que sucumbiram à doença, desde a descoberta do primeiro caso, no país, a 12 de março de 2020.
A Agência Nacional para a Segurança da Saúde (ANSS) indica, no seu boletim diário transmitido à PANA sábado, que foram detetadas 124 novas infeções, após testes realizados em 2.301 amostras, um índice de positividade de 5,4 por cento.
Enquanto isso, 58 pacientes declarados curados deixaram os Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE), onde 1.088 pacientes ainda estão hospitalizados.
O número total de casos confirmados é de 18 mil 562, dos quais 15 mil 862 curados, segundo a ANSS.
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, na semana passada, 25 mil 263 pessoas receberam a vacina contra a pandemia, acrescentou a agência sanitária.
A ANSS diz que pretende vacinar pelo menos 45 por cento da população, até junho próximo, e cerca de cinco milhões de pessoas no prazo de dois anos.
A mesma fonte afirmou que, desde 12 de março de 2020, 30 das 33 prefeituras do país foram afetadas pela doença do coronavírus, ficando poupadas as de Gaoual (norte), Beyla e Youmou (sul).
O desrespeito das medidas de barreira é a principal causa da propagação da pandemia, nomeadamente na capital de mais de dois milhões de habitantes.
Os líderes sanitários sustentam que a comuna do Ratoma, uma das seis da capital, é a mais afetada devido à promiscuidade das populações nos novos bairros deste distrito.
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/IZ 21março2021