Um novo caso de coronavírus registado na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O Ministério tunisino da Saúde anunciou quinta-feira à noite a deteção de uma nova contaminação pela covid-19 (coronavírus), das 158 análises realizadas em vários laboratórios do país.
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério, desde o início da pandemia, o número de casos de contaminação atingiu mil 46, incluindo 883 recuperações, 47 mortes e 116 doentes ainda portadores do vírus, entre os quais três permanecem sob vigilância em hospitais.
Na semana passada, a Tunísia não registou quaisquer casos de contaminação durante seis dias consecutivos, mas, nos últimos dias, foram registados novos casos, nomeadamente em Gafsa e Mahdia (centro), em pessoas repatriadas do estrangeiro.
"Embora nos possamos orgulhar do facto de termos conseguido controlar bem a propagação da pandemia, este ressurgimento significa que o vírus continua a circular em algumas partes do país", concluiu o diretor-geral do Observatório Nacional de Doenças Novas e Emergentes, Nissaf Ben Alaya.
Por conseguinte, considerou imperativo continuar-se a respeitar as medidas sanitárias tomadas pelas autoridades competentes, nomeadamente o distanciamento social, o uso de máscaras e o respeito pelas regras de higiene.
Tendo em conta os resultados positivos registados pela Tunísia na luta contra o coronavírus, as autoridades anunciaram, quinta-feira última, várias medidas de abrandamento da contenção geral direcionada, na sua segunda fase.
Estas medidas, que entrarão em vigor a 4 de junho próximo, prevêem a reabertura de mesquitas, bem como de restaurantes, cafés e bares.
A circulação entre as províncias, considerada o principal fator de contaminação, continua no entanto proibida até 14 de junho.
Todavia, o ministro de Estado, Lobna Jribi, advertiu, no entanto, que, em caso de qualquer evolução negativa da situação sanitária, "voltaremos à contenção geral".
-0- PANA BB/DIM/DD 22maio2020