Túnis, Tunísia (PANA) – Um migrante morreu e 82 outros fora dados como desaparecidos no naufrágio do seu barco ao largo das costas tunisinas, soube a PANA junto da Organização Internacional da Migração (OIM) em Túnis.
Segundo a chefe do gabinete da OIM, Lorena Lando, a embarcação proveniente da Líbia tinha ao seu bordo 86 migrantes, dos quais quatro socorridos por um navio de pesca que os levou ao porto de Zarzis, no sul tunisino, onde foram hospitalizados.
O único morto na sequência da tragédia foi identificado como um cidadão ivoiriense, um dos quatro sobrevivente socorridos e transportados no hospital.
Os restantes são três Malianos, colocados sob vigilância médica, revelou Lando que qualificou a situação de “dramática”.
A responsável da OIM falou igualmente dum outro navio atracado, há alguns dias, no porto de Sfax, igualmente no sul tunisino, proveniente da Líbia, com 65 emigrantes clandestinos a seu bordo.
Estes indivíduos estão a ser assistidos pela OIM em coordenação com o Crescente Vermelho tunisino e autoridades regionais, acrescentou Lando.
Segundo o representante do Crescente Vermelho Tunisino (CRT), Mongi Slim, sete mulheres figuravam entre os emigrantes desaparecidos.
-0- PANA BB/BEH/MAR/DD 04julho2019